top of page

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA FRANCESA



Nome científico Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis


A lavanda é originária da região do mediterrâneo e largamente cultivada no sul da Europa, em princípio na França, depois também na Itália e Inglaterra. O termo lavandula é derivado do latim “lavare”, que significa limpar.


Egípcios, usavam para produção de perfumes, e assim como gregos e romanos usavam também a lavanda para banhos e aromatizar os ambientes. Na Idade Média, quando a Europa passou pela Peste Negra, as pessoas que usavam constantemente a lavanda em seus banhos e lavagem de roupas, foram poupadas da tragédia.


O óleo essencial de lavanda é o mais procurado e consumido tradicionalmente por todo o mundo. É um produto derivado na maioria dos casos, das flores da planta, extraído pelo método de arraste ao vapor, são necessários mais ou menos, 150 quilos de planta para se extrair 1 litro do óleo essencial, puro, sem alterações ou adições. Mas isso pode variar de acordo com o local, o clima, o solo, a umidade, etc. Com suas propriedades medicinais e terapêuticas, trabalha, melhorando a tensão, o estresse e até mesmo a fadiga.

A extração de óleos essenciais é praticada desde sempre, sendo seus precursores os mais antigos Alquimistas, que chamavam o processo de espagiria e diziam que possuíam a arte de extrair o que há de mais puro, a “Alma” das plantas, por sua vez a Alquimia foi precursora da Química e da Medicina. No Egito, o principal alquimista foi Hermes Trismegisto; na China destacou-se Fu Xi; e na Arábia Al Ghazali. Entre os alquimistas europeus mais destacados estão: Alberto Magno, Tritemo, Khunrath e Eliphas Levi.

O óleo de lavanda Francesa, auxilia no tratamento de:

Estresse, insônia, tpm, menopausa, enxaqueca, pele oleosa, entre muitas outras indicações.


OBS: Nunca use óleo essencial sem a indicação de um terapeuta. Os óleos essenciais são extremamente concentrados, e podem causar irritações e em casos mais graves até queimaduras. Nunca use óleos essenciais direto na pele, procure orientação de um profissional capacitado.

Commentaires


bottom of page